top of page

Mães Narcisista o vínculo que fere

  • Foto do escritor: Alessandra Silva
    Alessandra Silva
  • 30 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 9 de set. de 2021

Formas de abuso narcisista


ree

As mães narcisistas têm muitas formas sutis - e às vezes não tão sutis - de abuso narcisista.

Ela mente para nós e sobre nós. Ela nos insulta, às vezes tão sutilmente que ficamos imaginando se imaginamos isso. Às vezes, os insultos estão envoltos em um manto de preocupação: “Coitado de você, você está sempre tão confuso”.

Ela nos rebaixa e não nos respeita de forma alguma.

Ela nos ignora quando lhe convém e nos oprime o que lhe convém.

Ela nos manipula, nossos sentimentos e nossas situações para seu prazer.

Ela nos controla, usando-nos como um peão para obter seu Suprimento Narcisista .

Ela ignora nossos limites pessoais, tanto físicos quanto emocionais. Ela nos trata como um objeto, existindo apenas para sua gratificação. Ela nega nossa existência básica, nossa própria humanidade.

Ela nos submete à sua raiva narcisista por capricho.

Ela força a culpa e a vergonha sobre nós. Ela nos diz a cada momento - verbalmente ou não - que somos indignos e nunca bons o suficiente para ela.

Ela nos ilumina , fazendo-nos duvidar de nossa própria realidade e nossa própria sanidade. Essa é uma questão tão central que é por isso que chamei meu livro de Você não é louco - é sua mãe, afinal.

Ela é astuta e furtiva, reservando seu abuso para momentos secretos, para que os outros não vejam e não acreditem em nós se tentarmos contar a eles. O que é ainda mais louco.

Ela negligencia nossas necessidades, mandando sempre a mensagem de que não temos importância, de que não temos valor. Isso leva à aversão a si mesmo e às lutas com o autocuidado.

Ela é imprevisível, caprichosa e inconsistente, então nunca sabemos onde estamos ou o que esperar. Não há base segura para este mundo.

Ela nos diz que nos ama e distorce a palavra ao fazer isso, porque ela não age como se nos amasse. Outra forma de iluminação a gás, pois nossa experiência contradiz exatamente o que ela insiste que seja.

Ela se torna o centro da família, obrigando todos nós a girar em torno dela e mantê-la feliz. Suas necessidades são primordiais; o nosso, mal reconhecido.

Ela não é confiável. Ela diz uma coisa num dia e outra no outro.

Ela usa mal suas vulnerabilidades. Ela os conhece, como sua mãe. Tudo o que você disser será usado contra você. Ela luta sujo.

O abuso sexual não é um ato clássico de mães narcisistas. Mas, dito isso, pelas experiências daquelas filhas em meu fórum, fica claro que muitas vezes elas podem ser inadequadas fisicamente - insistir em exames íntimos sob o pretexto de razões médicas ou de higiene, por exemplo.

E, é claro, eles podem ser tão negligentes e indiferentes que fazem de suas filhas os alvos principais de abusadores sexuais completos. Existe toda uma estratégia para a pedofilia, e envolve identificar a vítima perfeita para começar, e uma criança que não é cuidada, ou que não presta atenção, ou supervisionada, ou preocupada, é o ideal. Ajuda, também, que essa criança esteja desesperada por atenção e receba com prazer as atenções do pedófilo como catador, tornando tudo ainda mais fácil.

Embora seja uma das formas de abuso narcisista, eu chamaria isso de abuso sexual por procuração, de certa forma. Essas mães narcisistas podem não estar abusando sexualmente de suas filhas (embora isso também possa acontecer, é claro), mas estão facilitando isso por omissão.


Fonte: https://www.daughtersofnarcissisticmothers.com/forms-of-narcissistic-abuse/

 
 
 

Comentarios


bottom of page