top of page

Gaslighting

  • Foto do escritor: Alessandra Silva
    Alessandra Silva
  • 13 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de set. de 2021



ree

A definição do dicionário de iluminação a gás é:

“Manipular (alguém) por meios psicológicos para duvidar de sua própria sanidade” Quando a iluminação a gás é bem feita e repetida (muitas vezes de maneiras extremamente sutis e insidiosas) durante meses ou anos, pode causar confusão e extrema dúvida na vítima.


É importante notar que as pessoas que sofrem de iluminação a gás crônica não são fracas ou estúpidas, no entanto, são vítimas de ações cruéis. Uma vítima é alguém que é prejudicado, ferido, enganado ou enganado e a iluminação a gás faz todas essas coisas.

A iluminação a gás pode eliminar nosso senso de 'eu' O Gaslighter irá explorar quaisquer inseguranças, traumas ou dúvidas existentes já existentes, deixando as vítimas esgotadas, paralisadas e atordoadas enquanto questionam a evidência de seus próprios sentidos. Desvia a vítima daquilo que muitas vezes são horrendos abusos psicológicos e / ou físicos cometidos pelo perpetrador. Seu pressentimento é que o comportamento não está bem, você está sendo enganado de alguma forma, mas sua percepção geral da realidade é constantemente desafiada por verdades aparentemente 'normais'

“Eu não disse isso, você está imaginando”, “Você não teve que comer TODAS as sobras”


“Por que você está flertando com aquele cara?” "Não, eu não fiz isso, o que eu fiz foi ..."


"Por que você está sempre tão zangado?"

Quando você desafia o perpetrador, você se depara com uma mistura de expressões calmas em branco, acusações, salada de palavras ou completa invalidação e dispensa.

“Por que você está mentindo - você sempre faz / quer / diz isso?” "Oh, então você estava tentando arrancar algo de mim, não é?" "Você está apenas inventando coisas agora" "Você está apenas tentando me machucar" "Como ousa me acusar!"

Eles podem até fazer você questionar o que é real. Em um caso extremo, um Gaslighter até tentou repudiar para qual universidade sua vítima foi ... ”Você não estudou lá de verdade”

Um dos principais problemas relatados por muitas vítimas são as “inseguranças construídas” criadas pelo perpetrador, que são alimentadas por gotejamento ao longo do tempo. Isso força a vítima a se concentrar nos 'problemas' (criados e cruelmente doados) em vez do comportamento monstruoso do Gaslighter. Quando nenhum desses 'problemas' existe de fato, as vítimas passam dias / meses / anos tentando ser 'melhores' para agradar o perpetrador e cumprir suas metas em constante mudança.

Os sintomas comuns que as vítimas experimentam como resultado da iluminação a gás podem ser:

Exaustão Confusão Depressão - mas você simplesmente não sabe por que Falta de confiança, perda de 'voz' Falta de autoestima e identidade Névoa do cérebro Sentir que “sou um fracasso” Vício - comer, beber, fazer compras, navegar na web Zoneamento fora da vida


Fonte: https://katemunden.com/what-is-gaslighting/

 
 
 

Comentarios


bottom of page