Síndrome de Vítima Narcisista um Novo Diagnóstico?
- Alessandra Silva
- 20 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2021

COMO RECONHECER A SÍNDROME DE VÍTIMA NARCISISTA:
Cada terapeuta teve sua cota de clientes sofrendo com problemas emocionais, como angústia, ansiedade, depressão, problemas de peso, ataques de pânico, comportamentos de autoagressão e suicídio. E, como vimos, muitos desses clientes estão sobrecarregados com sentimentos de culpa, vergonha, desgraça e tristeza, e sentimentos de desesperança. No entanto, até recentemente, havia muito pouca pesquisa feita para diagnosticar por que alguém estaria sofrendo desses tipos de sintomas, especialmente quando eles eram apresentados em um conjunto de sintomas como os mencionados acima. É vital para o terapeuta ser capaz de distinguir entre violência doméstica e síndrome da vítima narcisista. Embora haja semelhanças entre todos os abusos, é importante perceber que também existem grandes diferenças entre o grau de abuso que a vítima de um narcisista sofreu. Essas vítimas são vítimas de abuso em todos os níveis de seu eu: mental, emocional, físico e espiritual. Muitos sofrem de Síndrome de Estresse Pós-Traumático Complexo, Síndrome de Estocolmo, Regressão Infantil, Estupro de Alma e outros sintomas que precisam ser tratados.
Os pesquisadores ficaram perplexos ao saber por que tantos clientes vindos do público em geral estavam se apresentando em terapia com um conjunto tão amplo de sintomas presentes. Eles começaram a fazer perguntas, como "O que esses clientes têm em comum e qual é a causa de tal angústia?" Para aumentar o enigma, esses clientes também estavam mostrando sinais de trauma emocional e psicológico, que todo terapeuta sabe ser o resultado de eventos extraordinariamente estressantes que abalam a sensação de segurança de uma pessoa, fazendo-a se sentir desamparada e vulnerável. No entanto, esses clientes não relataram ter conhecimento de ter passado por um trauma dessa magnitude. Foi por meio de pesquisadores e do questionamento específico com o objetivo de saber o que se passava no ambiente desses clientes que finalmente foi encontrada uma solução.
Até agora, pouco ou nada foi escrito na literatura médica sobre as vítimas expostas aos que sofrem de Transtorno da Personalidade Narcisista e as consequências desse abuso sobre esses indivíduos. Hoje vivemos uma epidemia narcísica e, por falta de formação nos Cursos de Psicoterapia, a maioria dos terapeutas, não por culpa própria, teve pouca ou nenhuma formação nesta área. Isso deve ser abordado agora, porque enquanto os clientes que sofrem de Transtorno da Personalidade Narcisista são mais propensos a serem vistos por psiquiatras em serviços de saúde mental, são aqueles clientes que foram vítimas de abuso narcisista,
Como terapeuta, antes de poder ajudar totalmente uma vítima a se recuperar após um encontro com uma personalidade grosseiramente narcisista, é imperativo que você esteja totalmente informado sobre o comportamento narcisista insidioso que a vítima pode ter experimentado, e também entenda os efeitos desse comportamento sobre isso na vítima. Se você, como terapeuta, não dedicar tempo para se informar sobre as duas faces do narcisista (Dr. Jackal e Sr. Hyde), não será eficaz trabalhando com as vítimas. Você também precisa entender o comportamento insidioso do narcisista e os efeitos de longo prazo desse comportamento na vítima. Familiarize-se com o que é a raiva narcisista, o que a causa e sua relação com os sentimentos vergonhosos dos narcisistas. Compreender a extensão da raiva dos narcisistas irá prepará-lo para entender o nível de controle que eles tinham sobre a vítima. Também é importante ser capaz de distinguir entre os diferentes tipos de comportamento narcisista, nomeadamente o narcisista manifesto e o narcisista dissimulado. A destruição do comportamento de iluminação a gás na vítima e sua dissonância cognitiva como resultado do abuso. Para lhe fornecer algumas dessas ideias, irei publicar artigos gratuitos sobre a Personalidade Narcisista de vez em quando, mas também recomendo que você amplie seus olhos também pesquisando este assunto por meio de muitos artigos escritos e de outros sites informativos na Internet.
Christine Louis de Canonville
Fonte: https://narcissisticbehavior.net/narcissistic-victim-syndrome-a-new-diagnosis/?fbclid=IwAR1LhzNMzsOaa1jhQ6HXs-y4YRTOt7-gpKJQhJH7Xx4D-T9LozkjCuxMhrA
Comments